sexta-feira, 20 de novembro de 2009

Golden Retriever


Educação do filhote de Golden Retriever

São muitas as dúvidas postadas a respeito da educação do filhote de Golden Retriever: como fazer para que ele faça xixi e coco no lugar certo? É normal ele morder? É normal ser teimoso? E por aí vai.

Primeiro gostaria de dizer que não sou especialista em comportamento animal (nem veterinária) e mesmo que fosse é difícil dar uma solução sem acompanhar o caso de perto e checar todos os possíveis motivos que levam um cão a agir de um jeito ou de outro. Vamos ao que interessa?Recebemos alguns relatos de visitantes do TUDO SOBRE CACHORROS informando que seus filhotes de Golden Retriever são agitados e que não os respeitam. O mais importante é deixar claro, desde o começo, que um Golden Retriever de temperamento padrão não é um cão extremamente agitado. Outro pronto extremamente importante é que um filhote é sempre um filhote e espera-se que aja como tal.

O Golden Retriever é considerado uma das raças mais inteligentes do mundo. Aprende com muita facilidade e está sempre muito disposto a agradar seu dono. Isso é bom porque uma vez que você consiga expressar para seu Golden o que espera dele o mais provável é que ele vá sempre pelo caminho que lhe agrada. Isso é da natureza dos Goldens!

Por outro lado, se ele aprender que ao fazer pirraça ganha sua atenção, você terá dificuldades porque a inteligência dele faz com que aprenda coisas ruins (exemplos: latir te trás até ele, aprender a abrir portão, que quando bate pote você troca a água etc).

Educar um filhote é um grande desafio, seja a raça que for e requer muita paciência e tempo disponível. Admiro muito alguns canis americanos, que ao vender filhotes incluem em suas cláusulas contratuais a necessidade do novo proprietário levar o filhotinho a aulas de socialização e adestramento. No Brasil deveria funcionar da mesma forma.

O adestramento não serve somente para o cachorro aprender comandos como senta, deita ou rola. O adestramento leva a uma relação de respeito mútuo entre o cão e seu dono e torna o relacionamento de ambos muito melhor e o dia-a-dia mais feliz. Podem ter certeza!

Não tenho dicas específicas para dar a respeito do treinamento do Golden Retriever em si. Posso até com o tempo me inspirar para escrever artigos específicos relacionados aos problemas mais comuns que recebo por e-mail ou comentários no site. O que quero é pedir para que todos os visitantes tenham a consciência de que ao comprar um filhote de Golden vocês estão lidando com uma vida que precisa ser moldada. Um bebê não nasce educado, sabendo falar, andar e sentar-se na mesa. Com certeza um filhote de Golden Retriever não vai nascer sabendo controlar sua ansiedade, fazer as necessidades no local certo e assim por diante. Pensem nisso.

Como regra geral li uma vez que “cão bom é cão cansado”. De certa forma acho que isso se aplica ao filhote de Golden Retriever, no sentido de que um filhote estimulado fisicamente e mentalmente torna-se um filhote mais saudável e pronto para conviver em sociedade. Com a dose certa de brincadeiras e carinho tudo fica mais fácil.


quinta-feira, 19 de novembro de 2009

Lista de nomes



Lista de Nomes

A
AgathaAguiaAkiraAladimAlcapone
AlfAllyssonAlphaAndyAngel
AnnyAntaresAnubisAnuskaApache
ApoloAramisArgosArgusAron
ArtêmisArukAruscaAstorAstra
AtenaAtenasAthilaAthosAxel
Aya

B
BabaluBabuchaBabyBaccoBacon
BaliBalooBaluBambamBambi
BanditBanzéBarbieBarneyBart
BarukBaskoBatataBenjiBenson
BernardoBerryBestBiaBianca
BibaBibboBiduBillBilly
BiluBimboBingoBiondaBiruta
BiscuíBlanchBlendaBobBobby
BobyBogusBolinhaBolotaBoneca
BongoBonnyBoomerBórisBoss
BoyBradockBrancaBrancoBrenda
BridaBrigiteBrisaBruceBrussi
BryanBubaBubalooBudBuffy
BuggyBunny

C
CacauCacoCaféCandyCapitu
CarolCassiusCatarinaCatitaCatito
CebolinhaCeciCésarChaplinCharles
CharlieCherryCheyenneChicleteChico
ChiquinhaChiquitaChocotoneChokitoChuca
ChuckyChumbinhoChuviscoCindyClara
CocaCocadaColossoCometaConan
CookieCostelinhaCowboy

D
DallasDandyDangerDannyDara
DarlingDarwimDashaDebbyDedé
DexterDianaDickDigoDina
DinamiteDingoDollyDorisDotty
DracoDragonDuckDudinhaDudu
DungaDuqueza

E
EdEddieEloyElvisEmma
EnzoEspoletaEttiEvaEvelyn

F
FadinhaFafáFannyFeijãoFelix
FênixFifinhaFilóFininhaFink
FlagFlashFlexaFlofyFloquinho
FlorindaFofãoFoquinhaFrajolaFrancis
FranzFredFreddyFridaFritz

G
GabyGalegoGalileuGanaGarfield
GatãoGayaGhostGiGiga
GingerGiselaGoliasGordaGordo
GraceGrecoGrethaGuerraGuerreiro
Guga

H
HabibaHaiatHalfHammerHana
HansHappyHavenHebeHebert
HelenaHelgaHeraHilaryHinna
HoneyHookHorusHostHuck
Hugo

I
IgorInêsIngridIrisIsabela
IsisIsoldaIuliIuryIvan
Iza

J
JackJadyJaffarJanjãoJanne
JasmimJasonJavaJediJerry
JessieJimmyJocaJoeJohnny
Jor-ElJrJujuJujubaJully
Juquinha

K
KaduKafúKaiserKakoKal-El
KallindaKauêKayKellyKevin
KikaKikoKillerKimKimberly
KinderKingKirkKlyngerKrypto
Kyara

L
LadyLaikaLailaLalaLana
LaraLassieLekaLeoLili
LilicaLilyLindaLionLisa
LoboLoganLohanLorayneLord
LuanaLuarLuauLuckLucy
LudovicoLudyLukeLullyLulu
LumaLuna

M
MackMackenzieMadonnaMagaliMagoo
MaluMamuteMarcelMargotMarrom
MascoteMaxMegMelMerry
MickeyMikeMilleMinaMinie
MinuxaMiukaMiuxaMoaMolly
MonyMoon

N
NanicoNannyNapoleãoNatashaNegão
NegoNeroNescauNestorNeve
NickNicoleNicolyNikitaNina
NinoNoelNullyNuno

O
OdinOklaOliverOlíviaOrca
OrpheuOscarOsirisOttoOzzy

P
PajéPalomaPandaPandoraPantera
PaquitaPattyPedritaPeléPenélope
PennyPepeuPerryPerseuPerycles
PeterPhoebePierrePingoPink
PipocaPirataPitocoPlutoPompom
PongoPopeyePopóPorschePotter
PretaPretoPuffPumpidoPuppy

Q
QueenQuicaQuickyQuincasQuindim
Quixote

R
RadarRaicowRaoniRaulRay
RaykaReiRexRichardRick
Rin Tin TinRingoRobinRuffusRusso
Rusty

S
SabrinaSachaSaddamSallySamantha
SamySandySansãoSarahSatã
SaymonScarScarlettScaryScott
SebastianShadowShakeShanaSharon
ShazamShennaSherlockSherryShiva
ShivanSilveradoSimbadSivucaSkip
SlashSlinkSlotSmartSniff
SnoopySnowSombraSophiaSparky
SpikeSultãoSushi

T
TaináTalitaTamborTangoTasha
TattyTauleiqueTaurusTaysomTeco
TeddyTekaTekilaTequilaTerry
ThabataThorTiazinhaTicoTieta
TiggerTobbyTobiasToddyTommy
ToroToruTotóTubarãoTucho
TupãTurcoTurquesaTuttiTutty
TutuTyppiTyson

U
UlissesUllaUllyUrielUrsinho
Urso

V
VadãoVanyVaváVenusVeruska
VickVidaVikingViviVulcano

W
WallyWendyWestWhiskyWill
WillieWillyWilzaWindyWishbone
WolfWoody

X
XanaXandyXênaXêniaXica
XinguXuxa

Y
YanYankeeYaraYasmimYgor
YokoYonnyYuppiYuri

Z
ZairaZandorZazáZecaZefa
ZeldaZeroZettiZeusZezinho
ZicoZiziZorkZorroZulu

quarta-feira, 18 de novembro de 2009

Presa Canario



História


A formação da raça começou a partir do século XVI, com a chegada dos colonos, que trouxeram cães molossóides e de tipo bull (molossóide e terrier) para auxiliá-los na lida com o gado, que necessitava sempre ser subjugado para ser arrebanhado. Foi a partir do cruzamento desses cães com o perro de ganado majoreiro e outros cães nativos que surgiram exemplares com ossatura e cabeça mais pesadas, mas que mantiveram a valentia e a aptidão para a lida com o gado. Além dos cães, os colonos trouxeram consigo o hábito das rinhas, e essa também se tornou umas das funções desses cães. Foi este ambiente que deu origem ao perro de presa canario que hoje chamamos de dogo canário.


Já no século XX, a proibição das rinhas e os novos costumes na lida com o gado, além da popularidade de raças estrangeiras, fizeram a popularidade do cão nativo decair, e a raça quase foi extinta. Porém, a partir da década de 70, alguns criadores, com o intuito de preservar a raça, criaram o Clube Espanhol do Presa Canário.


Aparência


O dogo canário apresenta-se como um cão de porte médio, mesomorfo, rústico e bem proporcionado, com máscara negra que lhe dá um perfil de aspecto intimidador, muitas vezes confundido com pit bull, porém com o dobro do tamanho das linhagens mais comuns desta ultima raça.


O tamanho do Dogo canário é algo que impressiona: os machos devem ter de 60 a 65 cm na altura da cernelha e as fêmeas de 56 a 61 cm. O padrão refere o peso mínimo, que deve ser 50 kg para os machos e 40 kg para as fêmeas. A sua mordedura deve ser preferencialmente em tesoura, suas orelhas podem ser cortadas ou não. A cauda deve ser sempre íntegra, reta e com ligeira curvatura na ponta quando relaxada, ou em forma de sabre quando em ação. Sua pelagem é curta, rústica, áspera ao toque, e as cores podem ser tigrado em todos os tons, fulvo em todos os tons. A cor branca pode aparecer no peito, na base do pescoço ou na garganta, nas patas e dedos posteriores, sendo que quanto menos tiver melhor. Apresenta sempre máscara preta, sem contudo ultrapassar os olhos.


Temperamento


A raça dogo canário é conhecida pelo seu temperamento calmo, referido frequentemente como "temperamento insular". É considerado "gentil e nobre" com a família, e desconfiado com estranhos. Cria laços fortes com o seu dono e família humana e pode ser muito protector. É inteligente e apresenta um "olhar severo" característico.


Em algumas situações, o Presa pode ser agressivo para outros cães e animais, e mesmo humanos em casos raros. Desde que o cão tenha sido treinado e socializado, este comportamento constituirá excepção e não regra. Muitos presas coahabitam com pássaros, gatos, cães, cavalos, répteis e outros animais.


Apegado à família, porém desconfiado com estranhos, o Dogo canário demonstra ter grande confiança. De aspecto sereno mas sempre atento, é especialmente dotado para as funções de guarda, sendo considerado por especialistas como o guardião ideal, por ser muito territorialista, equilibrado, predisposto a obediência e com um grau de atividade elevado para um molosso. Possui latido grave e, quando em alerta, sua atitude é muito firme e seu olhar vigilante.


Um caso de ataque por Presas muito conhecido e que recebeu muita atenção da mídia, envolveu dois cães que na verdade se tratavam de mestiços de Presa canário/Mastiff. Estes dois cães mataram Diane Whipple em 26 de janeiro de 2001. Consta que estes animais foram treinados para rinhas, o que os terá tornado particularmente agressivos.


Treino


Devido ao seu temperamento, o Presa canário pode ser muito difícil de treinar. Necessita de um dono firme que esteja disposto a confrontar-se com o temperamento dominante que o Presa tem tendência a apresentar.


É mais adequado mantê-lo em ambiente externo, mas se adapta ao ambiente interno, sendo necessário levá-lo para realizar exercícios nesta última situação.


Polêmica


Como qualquer cão os representantes desta raça poderão apresentar desvios de comportamento quando manejados incorretamente, e, devido ao seu porte avantajado, acidentes tendem a ser de maior gravidade. Isto, somado ao seu porte e sua aparencia (que é tida por leigos como sendo idêntica a do Pit bull) poderiam gerar a mesma polêmica que levou as raças pit bull, fila brasileiro, tosa e dogo argentino a serem proibidas em certos países. Entretanto, no Brasil, como esta raça ainda não sofreu devido à popularização e nem chegou em massa às mãos de donos irresponsáveis, não teve suas qualidades físicas e psíquicas degeneradas.




terça-feira, 17 de novembro de 2009

Chow-Chow

Chow-Chow
Conheça a raça de cachorro Chow-Chow, foto, temperamento, comportamento, características físicas da raça

chow-chow
Chow-Chow: inteligência e independência




CARACTERÍSTICAS FÍSICAS

  • Esta raça de cão apresenta altura que variam de 45 a 50 cm

  • Possuem orelhas arredondadas e cabeça larga

  • Uma das características físicas mais marcantes da raça é a presença de pelos longos na cabeça, lembrando uma juba de leão

  • A língua dos chow-chows é azulada

  • O pêlo desta raça é liso, resistente e denso

  • As cores mais comuns são: preto, creme, marrom-avermelhado e cor de canela

  • É uma raça de origem chinesa

COMPORTAMENTO E TEMPERAMENTO:

  • Possui um comportamento dócil (quando bem tratados), porém é necessário que o dono faça um trabalho de socialização (com pessoas e outros animais).

  • Possuem uma natureza rebelde e não aceitam atitudes desrespeitosas

  • É uma raça de cachorro muito independente e inteligente

  • É um cachorro difícil de ser adestrado

  • É afetuoso, porém demonstra pouco este sentimento

  • Quando querem carinho, costumam colocar a pata debaixo da cabeça ou lamber o dono

  • Possuem o instinto de caça. Na cidade, podem caçar ratos, pássaros ou outros animais de pequeno porte

  • Costumam latir pouco, porém quado latem é porque alguma coisa esta errada